domingo, 30 de março de 2008

Escassez da água em Sergipe e no Brasil


Escassez de água preocupa cientistas

CHICO ARAÚJO BRASÍLIA – As pessoas precisam cuidar melhor da preservação dos mananciais de água subterrânea do País, em especial os da Amazônia. O alerta vem de cientistas que participaram esta semana, em Florianópolis (SC), da 58a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Ricardo Hirata, professor do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), lembra que a escassez de água superficial é um problema mundial e aponta como alternativa a utilização dos reservatórios subterrâneos, praticamente inexplorados.
“Temos um imenso reservatório de água, com grande potencialidade e ainda sub-explorado. Quando falamos sobre a crise de água que o mundo está vivendo, vamos buscar novas alternativas e a água subterrânea é o grande reservatório de água”, ressaltou Hirata.
O reservatório a que se refere é o Aqüífero Guarani, um dos maiores reservatórios de água do mundo, com 1,2 milhão de quilômetros quadrados. O Aqüífero Guarani ocupa uma região transfronteiriça entre o Brasil – nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais - Paraguai, Uruguai e Argentina.
A preocupação de Hirata com a escassez de água é baseada em estudos internacionais. Esses estudos traçam um cenário alarmante: em 25 anos, no máximo, um terço da população da terra ficará sem água por causa da contaminação dos mananciais. Atualmente, mais de 20 países já enfrentam com a escassez de água. Egito, Kuwait, Arábia Saudita, Israel, Argélia e Bélgica são alguns deles.

Estado de alerta
A escassez de água já pode ser conferida em alguns estados brasileiros. Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e São Paulo sofrem com o desabastecimento. A falta de água é causada em parte pela contaminação dos mananciais por agrotóxicos, lixões e a indústria.
O consumo mundial de água cresceu seis vezes entre 1900 e 1995, mas a quantidade de água doce produzida pelo ciclo hídrico é hoje basicamente a mesma que em 1950. Enquanto isso, a população mundial cresce à razão de 90 milhões de pessoas – o equivalente a um novo país do tamanho do México – a cada ano. A população da Terra é, atualmente, de 6,5 bilhões de pessoas e estima-se que atinja 8,5 bilhões até 2025.
Uma pessoa consome, em média, 200 litros de água por dia, para atender às suas necessidades básicas (higiene pessoal, comida, lavagem de louça e roupa, limpeza da casa e para beber).
http://www.agenciaamazonia.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=481&Itemid=112

Nenhum comentário: